Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Conversando sobre Namoro Cristão (parte III)

Escolha buscando a vontade de Deus

Em busca de Rebeca Gn 24 : 1-67

- É verdade, tem bastante gente que anda “ficando” com argumento de que está amando deste jeito mesmo(como Amnom- amor erótico ou platônico)... Como você falou... Mas então como faço para escolher certo, Deus tem algum modelo a ser seguido, uma receita de bolo?

Cara largue mão de ser preguiçoso, na vida nem tudo tem uma receita padrão ou algo do gênero. Deus quando criou você te deu a possibilidade de escolha de varias coisas, desde se quero estudar ou não, trabalhar ou não, o tipo de roupa que vai vestir... Porque você acha que no seu namoro seria diferente, porque você crê que Deus iria deixar algo que você não tivesse opção.
Deixe-me voltar ao começo e te explicar de novo. A escolha é sua, assim como as conseqüências do namoro. Você tem que ter em mente que você terá conseqüência daquilo que esta plantando, se você planta tomate não vai colher repolho. Logo se você escolhe pela carne não tem como colher alguém espiritual ou alguém que seja conforme a vontade de Deus, pois o Senhor é espírito e aqueles que o adoram (através da sua vida e escolhas) devem o adorar em espírito e em verdade.

- Cara eu já entendi isso... Mas como eu faço então?

Como já falei antes vou apresentar alguns princípios que foram vistos na escolha de Rebeca para esposa de Isaque.
Se você ler no texto de Gn 24, verá que Abraão pede para o seu servo buscar uma esposa para seu filho.

- Cara não vou mais ler, você ta voltando no tempo... Ta falando de casamento arranjado pelos pais... Você ta fora...

Calma lá, me deixe explicar primeiro, depois se quiser seguir a escolha será sua, como tudo em sua vida.
A primeira preocupação do pai para escolha da esposa de seu filho foi que ela fosse da sua parentela, ou seja, que fosse semelhante a ele. Vamos trazer para nossa realidade, o pai ai é o Senhor querendo fazer a escolha para você. E o que primeiramente ele se preocupa é que seja alguém que faça parte da mesma família, ou seja, da mesma família do Senhor. 

- Como assim????

Cara, a primeira coisa é a busca de alguém cristão.
Você vê a preocupação tanto neste sentido que quando o servo pergunta ao pai sobre a possibilidade da menina não querer voltar com ele, se deveria então levar o filho de volta ao lugar de onde eles tinham vindo, e a resposta foi imediata de não levar o filho de volta de onde tinha saído.

- Mas cara, se a menina for aquela que parece ser perfeita, porque eu não posso ir para ficar onde ela está?

Ai é muito mais do que o local onde mora meu amigo, o que o Senhor está falando é que ele não está disposto a que você volte para o velho mundo onde você vivia antes. Você é uma nova criatura, não deve voltar e nem se moldar a este mundo, mas transformar a sua mente buscando alguém que primeiramente esteja disposto a viver uma vida em novidade de vida assim como você.
Lembra-se de quando falamos de corpo, alma e espírito?

- Cara não acredito que você vai voltar com essa história de novo...

Amado aspirante a namoro, isso faz toda a diferença na sua escolha. Quando você pensa em algo duradouro, você deve pensar em algo do Senhor, pois Ele é eterno. Se o que em você se relaciona diretamente com o Senhor é seu espírito, o que deve ser visado é também o vinculo espiritual do seu namoro.

- Beleza então... Você quer dizer que devo namorar com o espírito da minha namorada? Que devo deixar de lado o corpo dela?

Não estou dizendo que você deve só ver o espírito, mas primeiramente pense comigo.
O seu corpo vai envelhecer, e o que você vê hoje será totalmente diferente do que você será no futuro, porém teu espírito é renovado no Senhor. Se o seu namoro for totalmente dependente de atração física talvez ele não dure muito tempo, pois logo você não terá esse mesmo corpinho de hoje...
É claro que o Senhor não quer que você fique com alguém que é feio aos seus olhos e gostos, mas Ele não quer ninguém que seja oposição a Ele na sua vida.
Você sabe o que é um deus?

- Ora... Deus é Deus!!!!

Beleza, eu vou tentar te explicar. Deus é o motivo da tua alegria, a tua felicidade, o sentido da sua vida; teu deus é aquilo que você não abre mão. Você abre mão de qualquer coisa na sua vida menos do seu deus. Quando a sua namorada fica mais importante para você do que saber se ela é do agrado de Deus, ela tomou o lugar de Deus na sua vida. Esta é à base do primeiro mandamento. Você deve confiar que Ele está mais interessado no seu namoro que você mesmo.
Então se o teu amor por Deus é acima de todas as coisas, você espera em Deus alguém que também creia nele do mesmo jeito que você crê, pois senão será algo natural iniciar um relacionamento em conflito, pois aquilo que você mais ama estará sempre competindo com seu parceiro e tende a gerar afastamento. Deixe-me ser mais claro, a tendência natural é que ou você abandone sua namorada (o) ou o Senhor, caberá saber quem você ama mais.

- Cara que radical! Você não está tendo bom senso, tem que ser mais tranqüilo, claro que pode ter um namoro quando um dos dois não é cristão. O amigo da cunhada do primo da minha vizinha disse que ele tem um conhecido que começou o namoro assim e deu certo.

Ta bom Einstein, agora quem diz beleza sou eu...
Volto a dizer que estamos falando de princípios, de algo que normalmente dá certo. Você quer iniciar com a exceção e fazer dela uma regra. Quantos mais, fora este caso raro que você mencionou, deram certo e quantos deram errado? Quantos namorados ou atualmente casados você nota que vivem em brigas por causa destas coisas?
Não estou dizendo para você ser bitolado, acho bom a argumentação e saber o porquê estar tomando cada atitude na vida, porém busque no Senhor conselhos para uma vida em abundância eternamente.

- Beleza, é meio difícil de aceitar tudo, mas vou pensar. Quais as outras coisas que devo buscar na minha escolha?

Continua.
Andersonk1

Nenhum comentário:

Postar um comentário