Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Como ter um novo começo

Esta série de estudos é de um texto escrito pelo Pastor Claudio Oliver, da Igreja do Caminho de Curitiba, que eu alterei algumas datas, pois recebi este texto já faz algum tempo, porém seu conteúdo é extremamente relevante, principalmente nesta época de projetos para um novo ano. 

Comece Bem o Ano Novo
Isaias 43:18-19

Se você tivesse 2010 para viver novamente, quanto do que você fez, provavelmente você faria diferente?
Nós nos perguntamos isto porque sabemos que falhamos, cometemos erros e sabemos pouco a respeito das coisas.
A gente às vezes faz o nosso melhor, dá duro, trabalha pesado e sinceramente tenta acertar, mas ainda assim as coisas não saem como planejamos.
O fato é, você vai falhar bastante, e com freqüência, na vida.
Não é uma questão de se você falhará, você fracassará muitas, muitas vezes, porque ninguém é perfeito. Todos nós cometemos enganos. Você vai ter retrocessos. Você vai ter problemas. Você vai cometer enganos. Você vai ter derrotas, perder. Você falhará. Isso é parte da vida.
Existe uma teologia maluca no meio cristão que tenta vender a imagem de pessoas que não erram, de sucesso sempre. O que eu quero te dizer é que DEUS É O DEUS DO COMEÇO NOVO. Se as coisas deram errado para você neste ano, saiba que tenho uma boa notícia: Não importa como foi 2010, você pode olhar para 2011 e aprender COMO VOCÊ PODE TER UM NOVO COMEÇO.

QUAL É O MODO DE DEUS DE FAZER UM COMEÇO NOVO?
Apesar do que aconteceu em 2010, como eu posso ter um começo novo?
A Bíblia diz que Deus está muito interessado em seu futuro. Em Isaias 43 Deus diz, `Esqueça o que aconteceu. Não pense no passado. Ao invés disso, olhe as coisas novas que eu vou fazer.' Grife a palavra "ESQUEÇA". Se esqueça do que aconteceu antes. Ele diz não pense no passado. Terminou. O livro fechou aí.
Se você não ficar com qualquer outra coisa deste texto, eu quero que você fique com isto: DEUS ESTÁ MAIS INTERESSADO EM SEU FUTURO QUE EM SEU PASSADO. Alguns pensam que Deus tem fixação no passado. Tudo que Ele teria para fazer para alguns é lembrar das coisas que você fez de errado. Isto está errado! Deus não está interessado em seu passado. Ele está interessado em seu futuro. Ele quer saber mesmo é como vai ser sua vida na eternidade, eternidade sempre começa hoje.
Não importa o tipo de fracasso que você teve em 2010. Você pode ter tido um fracasso financeiro, ou talvez um fracasso relacional, um fracasso em seu matrimônio. Você pode ter tido um fracasso moral. Você pode ter tomado algumas decisões que você está tão envergonhado que espera que ninguém descubra. Apesar do fracasso que você teve em sua vida, aqui é que você recomeça, a partir destes princípios. É do fundo de seu fracasso que começa a sua nova vida.
Para isso eu quero compartilhar com você 5 princípios:

1º- DEIXE DE DAR DESCULPAS.

Se você quer recomeçar, a primeira providência é deixar de dar desculpas para seus fracassos. Pare de culpar outras pessoas; Pare de usar racionalizações. Pare de se ver como a vítima das circunstâncias.
Deixe-me ser claro nisto: Outras pessoas podem, sem dúvida, ferir você. Outras pessoas podem, sem dúvida, danificar você. Outras pessoas podem, sem dúvida, marcar você. MAS NINGUÉM PODE ARRUINAR SUA VIDA EXCETO VOCÊ. Ninguém pode arruinar sua vida sem sua permissão. Você tem uma escolha: você pode escolher como você vai responder às feridas da vida. Você não sabe o que vai acontecer em 2011. Você não tem nenhuma idéia. Mas você pode escolher como responder a cada circunstância. A Bíblia diz que o ponto de partida é só ser honesto e aceitar responsabilidade por sua parte no problema.
Provérbios 28:13 “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.”, quem faz isso adquire um novo começo. O ponto de partida é recomeçando a ser honesto e enfrentar o fato que a maioria dos problemas em sua vida, a maioria dos fracassos, é sua responsabilidade.
Isso é bem duro para nós porque nós gostamos de passar a responsabilidade. Nós vivemos em uma sociedade, uma cultura, que ama trocar a culpa. Nós culpamos o ambiente, a economia, o governo, nossos pais, as estrelas, biorritmo - agora nós culpamos o Bush. Sempre é outro alguém que falha. Tudo é atribuído a qualquer outra coisa. Mas Deus diz: a maioria de seus fracassos, você causou.
Nós poderíamos falar sobre causas de fracasso na vida de pessoas. Deixe-me dar três das razões mais comuns:

1. A razão número um pela qual nós falhamos na vida é que nós não planejamos para a frente. Nós tomamos decisões e não olhamos as conseqüências delas. A Bíblia diz (Provérbios 27:12) " O prudente vê o mal e se esconde; mas os insensatos passam adiante e sofrem a pena".
Estava chovendo quando o Noé começou a construir a arca? Não. Ele teve que planejar à frente. De fato a chuva não veio durante 120 anos. Mas isso é quanto tempo levou para ele ter a coisa construída.
Jesus falou freqüentemente sobre a importância de planejamento. Em várias histórias Jesus conversa sobre isto. Ele disse: havia um sujeito que saiu e começou a construir uma torre, mas ele não pode terminar porque ele não tinha bastante dinheiro, porque ele esqueceu planejar. Ele conta a história sobre o rei que saiu para batalhar, mas ele perdeu porque ele não contou os soldados dele; ele não planejou à frente.
É o velho clichê " SE VOCÊ NÃO PLANEJA, VOCÊ ESTÁ PLANEJANDO FALHAR ".

2. Porque nós não escutamos a outros. Nós não escutamos o bom conselho quando é oferecido. A Bíblia diz em Provérbios 15 " Planos falham sem bom conselho ". Você precisa adquirir todo o conselho que você pode. Consiga bons conselhos.
Por que nós não escutamos ao conselho de outras pessoas? Porque nós pensamos que nós não precisamos disto. Isto é chamado orgulho. Ego. Ego significa "Deus, você fica do lado de fora!". Quando você pensa que você sabe mais que Deus, e você O empurra fora de sua vida, você está em uma ego-trip e essa é uma viagem que conduz a um beco sem saída. A Bíblia diz, " Orgulho sempre conduz a destruição ". Uma atitude arrogante conduz à falha. Quando eu penso que eu sei tudo e eu posso imaginar tudo sob meu controle, se eu não escuto o conselho de outros, se eu não escuto o conselho das pessoas queridas ao meu redor, da esposa /Chefe/ Marido/ amigo, se eu penso que eu farei isto do meu modo, eu estou me preparando para o fracasso. Você nunca vai chegar em nenhum lugar se você pensa que você já chegou. O sujeito que cresce demais para o cobertor dele, ficará eventualmente com o pé de fora. Isso é o problema com orgulho.
Nós não planejamos e nós não escutamos a outras pessoas e nós falhamos como resultado.

3. Nós nos rendemos muito cedo. Estes são as três maiores causas para o fracasso. Nós nos rendemos muito cedo. Provérbios 24:10 “Se enfraqueces no dia da angústia, a tua força é pequena.”, Se você se rende quando dificuldades vêm, isto só mostra que você é fraco. Fracasso é o caminho da menor persistência. O problema é: freqüentemente, durante tempos difíceis, nós deixamos de tentar. Nós nos rendemos.
Se no princípio você não tem sucesso, dê boas-vindas ao gênero humano. Se no princípio você não tem sucesso, você é normal. Algumas pessoas fazem isto na primeira prova. Freqüentemente, nós nos rendemos justo quando sucesso está na esquina. Sempre é muito cedo para desistir. Você nunca é um fracasso até que você se rende. Nós freqüentemente nos rendemos muito cedo.

Queria dar alguns exemplos de fracassos de classe mundial:
- Houve um sujeito, um general que perdeu dois terços de todas as batalhas que ele lutou na Revolução americana. George Washington. Ele ganhou a guerra da independência.
- Houve outro sujeito que se formou em 42º de uma classe de 43. Então ele saiu e conquistou a Europa. Napoleão.
- Houve um sujeito que perdeu quase toda eleição que ele concorreu (10 ou 12) até que finalmente ele foi eleito Presidente. Abraham Lincoln. Ele perdeu mais do que ele ganhou.
- Thomas Edison tentou mais de 200 elementos diferentes antes que ele entendesse o qual era o elemento certo para usar na lâmpada incandescente. Mais de 200 fracassos antes que ele tivesse um sucesso.
- O Lula tentou ser presidente 3 vezes e perdeu, e nunca se leu sobre ele tão animado como depois da eleição quando ele finalmente ganhou.
- Airton Senna rodou uma vez na chuva, e depois, e depois, e não desistiu de treinar até que aprendeu a dominar um carro na chuva, ele se tornou o Rei de Mônaco principalmente por sua capacidade de tirar vantagem sobre outros corredores em pistas molhadas

Sempre é muito cedo para desistir. A Bíblia diz que nós precisamos deixar de dar desculpas, admita quando é sua falta e siga com a vida. Eu descobri que as pessoas que são muito boas em dar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa. Eles gastam toda sua energia inventando razões pelas quais eles não podem fazer o que se espera que eles façam. 

Continua ...

2 comentários:

  1. Olá,amados,gostei muito do trabalho de vocês,que DEUS,continue fortaleçendo o ministério de levar o evangelho pela web,vou compartilhar esta palavra no meu blog,com seu,devido crédito.Sempre que puder visita-me...
    Graça e Paz

    ResponderExcluir
  2. Perceber que na gênese da maioria dos nossos problemas esta à prova nosso relacionamento com Deus, nossa comunhão transparece nas reações aos desafios do dia a dia, quanto mais intimidade menos nos "afetamos" com as investidas desse mundo tenebroso.

    ResponderExcluir