Pesquisar este blog

domingo, 5 de dezembro de 2010

Conversando sobre Namoro Cristão (parte IV)

Conversando sobre Namoro (parte IV)

- Beleza, é meio difícil de aceitar tudo, mas vou pensar. Quais as outras coisas que devo buscar na minha escolha?

No texto de Gn 24 referido anteriormente, você notará que o desejo do servo era encontrar alguém que fosse simpática e prestativa, e acabou encontrando Rebeca que além de tudo era bonita, virgem e sem segundas intenções, pois ela não sabia que seria uma prova, uma escolha para casamento ou um concurso de dotes para saber se poderia casar.
Você nota a procura dos frutos na vida de quem estava sendo buscada. Buscava-se não somente alguém bonita, mas principalmente com virtudes de caráter. O mais interessante que isso foi um sinal confirmado pelo Senhor, existiu uma confirmação do Senhor naquela escolha.
Neste caso você vê bem a figura do Espírito Santo como o servo, sendo Ele quem inicialmente foi atrás da noiva (namorada) sendo ele o ajudador, aquele que convenceu Rebeca a iniciar o relacionamento.
Repare também que a Rebeca após ter sido procurada vai para casa e não sai de lá até tudo estar devidamente tratado e abençoado pelos seus pais.

- Cara se pirou. Ta dizendo que tenho que pedir pros pais da menina para namorar? Que careta!!!!!!

Volto a te dizer amigo, são princípios da Palavra. Este é um dos importantes: “honrar pai e mãe para que te prolonguem os dias na terra”. Não estou dizendo somente para você pedir aos pais da menina, mas também para procurar o consentimento e a benção dos seus pais para iniciar um namoro.

E antes que você pergunte, aqui a virgindade era também um sinal de pureza, de que ela não havia se contaminado com aquele povo de onde vivia.

- Quer dizer que se eu não sou mais virgem não posso ter um namoro Cristão????

Não se trata de uma condição sine qua non (“sem o qual não se pode ser”) para ser digno de um relacionamento, pois se você não é mais virgem não faz de você alguém indigno de ter um namoro cristão, pois se alguém está em Cristo nova criatura é... mas lembre-se que o Senhor fala “vá e não peques mais”. Aqui cabe arrependimento e mudança de atitude, HOJE, AGORA, JÁ.
O Senhor nos criou para adoração Dele e o teu namoro tem que ser para adoração Dele, não para satisfazer os desejos da tua carne.
Neste caso é muito lindo ver a atitude da Rebeca quando se aproxima de Isaque, vai e cobre-se com o véu, no sentido de não se expor fisicamente. Ela tinha consciência que seria a esposa dele, mas mesmo assim estava se guardando para o momento do casamento, não precisava se mostra ou mesmo ter a preocupação de impressionar o seu noivo com seu corpo.
Do outro lado você vê a atitude de Isaque, que estava em oração aguardando a vinda da sua noiva. Na total dependência do Espírito Santo. Ele era um cara bem de vida, rico, herdeiro de uma grande fortuna, mas mesmo assim não saiu desesperado gastando tudo que tinha atrás de mulheres, se manteve na espera pela escolhida do Senhor e foi abençoado por Ele.

- Beleza cara. Acho que entendi tudo e já estou pronto para ir atrás da menina que vai me fazer feliz...

Hei, hei, hei. Espera um pouquinho seu bisonho. O que você disse?

- Que vou atrás de alguém para me fazer feliz!

Cara você não entendeu o principal. Quais são os dois principais mandamentos?

- Esses eu sei. O primeiro é amar a Deus acima de todas as coisas (que você já explicou e não precisa ficar de bla, blá, blá de novo). E o segundo é amar o próximo como a si mesmo.
- E o que isso tem a ver com eu ir atrás de uma namorada? Você só fica embaçando cara.

Meu querido leitor, isso tem tudo a ver com sua escolha.
Você deve pensar em iniciar um namoro amando a Deus acima de todas as coisas, e por você amar a Deus acima de todas as coisas você consegue ser feliz, pois Ele é o motivo da sua felicidade. Quando começamos a entender a nossa posição em Deus a nossa vida muda. Como ouvi certo dia, “quanto mais nos satisfazemos em Deus, mais Ele é glorificado”. Isso deve ser o motivo de nossas vidas, glorificar o Senhor.
E o mais importante em relação ao namoro é saber que você deverá amar alguém como a si mesmo. Ou seja, você deve amar a você antes de iniciar um relacionamento.
Não coloque um peso na sua (seu) namorada (o). Pois o namoro deve começar quando você vê que o seu amor por ela é tanto que você quer fazer a outra pessoa feliz, e não como sendo ela a razão da sua felicidade.

- Cara que diferença isso faz? Se sou eu que vou ganhar ou dar felicidade?

Amado, isso faz toda a diferença. Primeiro que tira um peso sobre a sua (seu) namorada (o). Existe muita gente começando relacionamento pensando em casar para sair de casa e daí ser feliz. Tem muita gente querendo iniciar um relacionamento somente para ser suprido em suas necessidades. Cara isso irá refletir no casamento futuro, ou mesmo no namoro, pois verá que o namorado (a) é uma pessoa também com falhas e defeitos, que precisa de amor, perdão, compreensão, carinho, assim como você sente hoje. Caso você entre num relacionamento somente esperando ganhar toda atenção do mundo e a realização da sua felicidade, infelizmente você terá uma chance muito grande de ser frustrado no seu relacionamento.
Por isso meu querido, busque primeiro o Senhor. Estando bem com Ele, coloque em oração seu desejo de um relacionamento cristão deixando o espírito Santo como seu enviado na busca. Procure ter bastantes relacionamentos saudáveis, desinteressados com todos, estando atento ao Espírito, não somente numa busca na carne. Fale com seus pais, planeje a sua vida, carreira, estudos, futuro...
Coloque-se na mão do Senhor para que Ele esteja no comando de tudo, confirmando suas decisões.

Cara foi muito legal ter este bate-papo contigo. Voltamos a conversar outra hora.
Abraços.  

Anderson Caum

Nenhum comentário:

Postar um comentário