Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Como ter um novo começo (parte II)

2º – FAÇA UMA AVALIAÇÃO

Eu preciso avaliar minha vida. Isso significa: eu preciso avaliar todas as minhas experiências. Eu preciso olhar o que sobrou depois do fracasso. Se eu tive um fracasso financeiro, eu preciso levar em conta quanto das finanças sobrou. Se eu tive um fracasso de relacional, eu preciso levar em conta que relacionamento eu ainda tenho. Se eu tive um fracasso moral, eu preciso olhar e dizer, O que Deus ainda está fazendo em minha vida? Quais são as opções? Quais são meus talentos? Quais são meus recursos? Quais são minhas conexões? Se você quer fazer um novo começo em 2011, você precisa parar e fazer uma avaliação em sua vida e suas experiências. Apesar do que tenha acontecido em 2010, uma das coisas você ainda tem - de fato, um das coisas você tem hoje e que você não tinha ano passado: MAIS EXPERIÊNCIA. Deus quer que você use essa experiência. Ele não quer que você a desperdice. Ele o quer aprendendo dela e capitalizando-se dela.

Gálatas 3:4 " Será que sofreram tantas coisas em vão?” Eu espero que não.
Ele usa experiências pessoais. A família na qual você cresceu, as pessoas com as quais você se relaciona. Por exemplo, se você está casado, seu marido ou sua esposa. Ele usa experiências pessoais para o moldar.
Ele usa experiências profissionais e educacionais para o moldar.
Ele usa experiências espirituais para o moldar, como vir à igreja, ir em um retiro ou ler sua Bíblia, tendo um tempo quieto com Deus.
E mais importante de tudo, Ele usa experiências dolorosas para o moldar.

Faça três perguntas para se avaliar.
1. O QUE EU APRENDI? Eu conheço pessoas com 40, 50 anos mas eles não têm 40 ou 50 anos de experiência. Eles tiveram o mesmo ano de experiência 10 vezes ou 20 vezes. Eles nunca aprenderam nada. O que você aprendeu do ano passado? Se você não para e reflete sobre isto, você acabará cometendo o mesmo engano este ano, provavelmente como você fez ano passado porque você não aprendeu do que viveu.

2. QUAIS SÃO MEUS RECURSOS? O que eu continuo tendo? Tenho minha saúde? Tenho minha liberdade? Eu ainda sou mentalmente são? Tenho alguns amigos? Ganhei relacionamento com Deus, o Senhor? Tenho uma igreja - família? O que eu adquiri que eu posso contar em 2011?

3. QUEM PODE ME AJUDAR? Quando você precisa de um começo novo, você precisa de alguém ao seu lado - um amigo, um sócio de responsabilidade, uma pessoa de apoio, um grupo de apoio. Faça parte de um grupo pequeno. Você precisa de outras pessoas porque você não recomeça sozinho depois de um grande fracasso. Você precisa de alguém outro para caminhar junto com você.

Você pode ter 30, 40, 50 anos ou mais e ainda estar assistindo um filme feito quando você estava no primeiro grau. Não era verdade então, e não é agora, mas você ainda está agindo como se fosse. Alguns de vocês ainda estão assistindo filmes de uma experiência em que você estava brincando no playground de seus pais, quando eles ficaram bravos e disseram algo fora de controle deles/delas, mas aderiu em sua mente e você ainda está vivendo sua vida baseado em informação defeituosa. Lixo dentro, lixo fora. Você precisa às vezes desafiar suas experiências, desafie o que você acreditou. Você precisa confrontar isto com a verdade da palavra de Deus e dizer:, " O que Deus diz que é verdade? O que diz Deus sobre mim, não o que dizem outras pessoas? "

Só porque você viu algo não significa que é verdade. Você ouviu a frase, “eu acreditarei nisto quando eu ver”. Você pode acreditar numa mentira. Hoje, com realidade virtual, eu poderia lhe fazer ver todos os tipos de coisas que não são verdades. Só porque você experimenta algo não faz isto ser verdade. Você pode ter uma falsa experiência. É por isso que você não tem que construir sua vida sobre experiência, mas na palavra de Deus porque isso é verdade. E imutável. Experiências mentem todo o tempo. Mas você precisa fazer uma avaliação de suas experiências. 


Continua...
Autor : Pastor Claudio Oliver, Igreja do Caminho de Curitiba 

4 comentários:

  1. maizaaa blogueiro .....até mudou a cara do blog....quem diria....ficou muito bom....

    ResponderExcluir
  2. Usarei esses principios para referenciar esse novo começo que buscarei em Deus.
    Compartilhar é uma benção.

    ResponderExcluir
  3. 1)Vivemos no tempo da misericordia não é?! A graça de Deus ano apos ano nos busca, rebelião após rebelião o Pai nos espera de braços estendidos. Aprendi isso, que quero ter intimidade com esse Deus e me derramar diariamente nos seus planos para mim.
    2)Tenho Jesus e seu exemplo, tenho a palavra que transforma minha vida, tenho minha familia e tenho vcs. To na terra da misericirdia mesmo.
    3)Venha a mim e beba. João 7:37.
    Tenho feito isso nos encontros da celula, é imprescindivel para mim essa comunhão.
    Deus é bom.

    ResponderExcluir