Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Conversando sobre Namoro Cristão (parte I)



Conversando sobre namoro (parte I)


Quando falamos na igreja sobre namoro já vêm aquelas perguntas de sempre, que até mesmo você pode já estar fazendo:


- O que você vai falar de namoro se na bíblia não existe nada falando especificamente de namoro? Você tá querendo cortar o barato da coisa, tá querendo vir com os não pode de sempre. Deve ser aquele papo de crente...


Por isso mesmo que não vamos falar de namoro somente, mas de princípios para o início de um relacionamento cristão com outra pessoa.
O que significam princípios. Vamos ver no Aurélio:
 S.m.pl. Regra da conduta, maneira de ver. / Regras fundamentais admitidas como base de uma ciência, de uma arte etc.
Quando o Senhor deu a Moisés os mandamentos não foi no sentido de cortar o barato deles, mas para dar um padrão de como seria a melhor maneira deles viverem. Assim do mesmo jeito o Senhor também nos ensina quanto à melhor maneira de iniciarmos um relacionamento a dois.
O sentido desta conversa não é para definir um modelo de namoro quadradinho para você, cheio de não podes, mas que você tenha outra idéia de namoro, podendo sim exercer a sua liberdade de escolha. Deus te deu essa liberdade, não sou eu que vou cortar isso de você, mas saiba ainda que nem mesmo o que eu vou falar é verdade absoluta. Seja um bereano, vá na Palavra, busque no Senhor, não queira receber tudo pronto. Porém vamos conversar um pouco e retenha o que é bom para suas decisões futuras, sabendo que aquilo que você plantar na adolescência será colhido no seu futuro.


Bom, vamos lá.
Quando pensamos em namoro devemos primeiramente ter em mente como um início de um relacionamento duradouro, que tenha seu início aqui e tenha frutos no reino de Deus (seja como um casamento, frutos espirituais na vida dos outros...). O namoro deve ter acima de tudo uma idéia de semeadura para um futuro, sabendo que não é o fim em si, como namoro, mas que seu fim seja o casamento ou uma família preciosa para o Senhor (Gl 6:7-9), ou até mesmo caso não siga com o casamento, que gere uma amizade sem feridas nas vidas dos envolvidos.


- Tá bom... Só você sabe disso... Cara eu quero saber como vou escolher a namorada certa? Posso começar a namorar? Posso ir até onde no namoro? Essas coisas sabe...


Ei amigo, calma, parece um adolescente que quer tudo para ontem...
Antes de falarmos sobre o relacionamento a dois, devemos saber um pouco sobre quem são esses dois que irão se relacionar.


- Como assim? Não tô entendendo.


Antes de falarmos de relacionamento devemos ter consciência de quem somos. O homem é um espírito, que tem uma alma e habita em um corpo.


 – Cara, você deve estar maluco, disse que ia falar sobre namoro e está falando de corpo, alma e espírito... Que negócio é isso? Você tá falando de namoro ou teologia???


Calma lá meu querido, já explico.
Vamos primeiro entender algumas coisas sobre você e sua (ou seu) namorada (o). O homem foi criado por Deus como um ser eterno. Porém querido leitor, você há de concordar comigo que não existe ninguém vivendo eternamente com este mesmo corpo que nasceu e cresceu, ou melhor, o seu corpo tem um prazo de validade e que vai envelhecendo com o tempo, logo este seu corpo não é eterno.
Você então como inteligente que é, começa a pensar:


- Se este corpo um dia vai morrer, o que em mim é eterno?


Quando vemos a afirmação bíblica de que quem está em Cristo nova criatura é as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo...


- Pera ai... Pare tudo!!! Eu sou crente, e não virei “Railander”, depois que aceitei a Jesus. Continuo vendo velório e gente morrendo, mesmo aqueles que são cristãos. Como você quer me disser que em Cristo sou eterno, que em Cristo posso viver eternamente?


Meu querido leitor, isso foi o que Jesus falou para Nicodemos (Jo 3) quando disse que era necessário nascer de novo. Você tem que nascer no seu espírito, tem que ter uma vida espiritual nova. Essa sim tem tudo para ser eterna. O seu espírito é onde tem contato direto com o Senhor, que é um ser eterno.


- Beleza! To começando a entender... Você ta dizendo que a vida eterna se faz no nosso espírito! Tá bom... Mas o que isso tem a ver com namoro, continua muito teológico e pouco prático.


Não sei por que, mas todo mundo que pensa em namoro quer tudo muito rápido... Calma cristão, já explico. Não vou aprofundar muito em relação a corpo, alma e espírito agora, porém lembre-se disso que será útil para frente.


Quando iniciar


- Beleza então, vamos ao que interessa, quando que eu posso começar a namorar??? Ou você ta dizendo que por eu ser eterno devo namorar só na eternidade, rsrsrs???


Amado apressadinho, na Bíblia o Senhor fala que há tempo para tudo (Ec 3: 1-8) e com certeza há tempo para começar a namorar e tempo de ser amigo. Tempo de noivar e tempo de casar. Para saber o tempo certo, devemos voltar ao relacionamento pessoal, que é início do namoro. Todo namoro legal começa com um relacionamento legal, desde a fase de amizade até o namoro em si.
Se você pensa em iniciar um namoro antes de tudo comece tendo vários amigos, e amigas. Aprenda a se relacionar com pessoas, a ser amável com todos, isso é um princípio cristão, aprender a amar o próximo como a ti mesmo.
Você pode notar que quando chega querendo ser mais do que amigo de alguém, você passa a não ser mais você mesmo, pois começa a querer ser perfeito aos olhos da outra pessoa e deixa de ser você mesmo, diferente de quando é só amigo. Logo uma grande dica é ser amigo de todos e baseado naquilo que você vê de interessante iniciar suas escolhas. Pois ai você terá também padrões certos para sua escolha, pois a sua amiga age normalmente com você, você consegue ver como ela trata seus pais, seus outros amigos, seus colegas de escola, trabalho e igreja, e principalmente como é seu relacionamento com Deus.
Uma das grandes dificuldades que temos é que não sabemos ter relacionamentos sem segundas intenções, nem mesmo com Deus. Queremos nos aproximar de quem pode ter algo para dar-nos. Esta é uma das dificuldades que você cristão tem de encontrar alguém para namorar.
Nisso é que faz toda a diferença você saber quem você é, de saber que você é um espírito, que vive em um corpo e possui uma alma.
A princípio se você espera ter um relacionamento duradouro você precisa investir primeiramente em algo que seja semeado na eternidade, ou seja, terá que semear no espírito. Teu namoro deverá iniciar visando um relacionamento que tenha um mesmo sentido de eternidade com seu namorado. Por isso que é tão falado não estar em jugo desigual, pois o Senhor sonha com um relacionamento duradouro, e sabe que só pode ser feito em um vínculo espiritual. (continuamos a falar disso mais tarde).


- Ta bom cara... Mas eu queria saber se já tenho idade para namorar? Tem algum tempo certo para isso?


Como a gente estava falando, idade certa, marcada, não tem. Uma das coisas que você deve ter em mente é que esse negócio de adolescente (teen ager) é algo extremamente novo na história, vem da metade do século passado. Antes disso só existia criança e adulto, ou seja, ou você estava brincando de boneca e carrinho ou você já estava trabalhando, ajudando em casa e após escolhendo alguém para dividir uma vida com você para sempre (casamento).
Quando vamos para o nosso mundo de hoje vemos adolescentes, que são essa faixa etária que querem ter direito de adultos e deveres de crianças, hoje em dia cada vez mais ampliada tanto os adolescentes precoces (10, 11 anos) assim como adolescentes tardios (30, 40 anos) que não querem deixar nunca a casa dos pais e serem sustentados por eles. 


- Cara isso é história ou namoro? Hei vamos falar o que interessa, ta?


Você precisa saber de história para entender porque antes não existia namoro.
E na Bíblia não fala nada sobre data certa, mas fala que é melhor você casar que viver abrasado (I Co 7:9). É melhor você casar do que viver nos amassos por ai como namorado. Ou seja, se não é bom ficar só de amasso, não convém você namorar por muito tempo, para não correr o risco de pecar.


- Cara, entendi tudo, vou agora falar com meu pai que vou me casar amanhã com a minha namorada, porque você falou que não posso namorar muito tempo e tenho que casar!!!!


 Heiiiiiiiii, calma lá seu bisonho (expressão usada no exército que quer dizer inexperiente). Volto a dizer que as escolhas são suas. O que estou falando é que não convém você iniciar um namoro muito cedo. Assim como antigamente, vale à pena iniciar um relacionamento quando você tem alguma perspectiva futura de poder se sustentar e iniciar um relacionamento duradouro, caso contrário será somente para satisfação da sua carne, um prazer momentâneo que tem tudo para te dar dor de cabeça futura.


Como você já falou de escolha vamos falar um pouco sobre suas escolhas.


CONTINUA...

Autor: Anderson Caum

Nenhum comentário:

Postar um comentário